segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O Velho "Buffalo" Voa em Nossos Corações!




Como bom cabôco amazônida, sempre lembrarei com muita gratidão, a integração pioneira na Amazônia em logística pró-solidariedade COM os povos da nossa grande floresta amazônica, via aérea, ou melhor, de Buffalo ou C115.

Esse avião de origem canadense, foi desenvolvido para ser um avião de característica STOL ("Short Take Off and Landing" / decolagem e pouso curtos), destinado a transporte de cargas, o Buffalo adaptou-se facilmente às necessidades da nossa gloriosa Força Aérea Brasileira (FAB) na região amazônica na década de 70.

Seu desempenho em pistas curtas era superior ao de qualquer outra aeronave de transporte em sua classe, com a mesma desenvoltura em extremos opostos de condições climáticas.

Utilizado como lançador de pára-quedistas e transporte de cargas leves, o Buffalo tornou-se imagem constante nas regiões mais remotas do País, como aqui no Acre e no resto da região amazônica.

Voava na Amazônia configurada com 4 tripulantes, transportando em suas missões, 41 soldados ou 34 pára-quedistas ou 24 macas e 6 médicos...Essa última configuração também transportava remédios e alimentos.

Foi aposentado com honras militares e comunitárias em Março de 2008, após 38 anos de excelentes serviços prestados à Amazônia e ao país. Sempre voará em nossos corações pelo seu grande alcance de inclusão social da época!

O vídeo acima mostra um Buffalo em operação pelo 1º Esquadrão do 9º Grupo de Aviação, Esquadrão Arara que era sediado na Base Aérea de Manaus (AM).

Esse post é uma homenagem ao meu grande camarada Reginaldo Palazzo (Um fã do blog), um Carioca - Tarauacaense de coração que atuou como paraquedista (FAB) e piloto comercial de aeronaves na nossa Amazônia, até ser arrebatado num vôo de Manaus/Rio Branco/Tarauacá por uma guerreira local, chamada Ana Palazzo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões para maior interatividade no blog.