sábado, 4 de julho de 2009
Gripe Suína
Ministério da Saúde anuncia novas recomendações para conter a gripe
Mudanças visam a garantir atendimento ágil a pacientes com quadros mais graves. Casos leves, que são 99,6% do total, devem procurar os postos de saúde da própria comunidade onde mora.
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou nesta sexta-feira (3) novas recomendações a serem seguidas pelos profissionais de saúde e pela população em relação à Influenza A (H1N1).
As mudanças têm como objetivo principal garantir atendimento ágil a pacientes com quadro grave nos hospitais de referência e evitar mortes.
O ministro voltou a lembrar que 99,6% das pessoas que contraem a nova gripe têm quadro leve e se recuperam rapidamente. A taxa de letalidade dessa doença hoje, no mundo, é de 0,4% — a mesma da gripe sazonal.
Ele ressaltou que, até o momento, não há evidências de circulação do vírus no país, uma vez que todos os casos foram infectados no exterior ou de pessoas próximas a elas.
Outra mudança anunciada nesta sexta-feira é que, a partir de agora, só serão submetidas a exames laboratoriais para diagnóstico da H1N1 pessoas vulneráveis e casos graves. Também serão testadas amostras em casos de surtos localizados.
No primeiro caso confirmado no Acre, tratá-se de uma mulher que estava na Bolívia, portanto as fronteiras BOLPEBRA devem ser reforçadas pelos governos vizinhos.
Acesse o site do MS - www.portal.saude.gov.br para saber das estrágias no combate
Quantos a nós, vamos fazer a nossa parte ajudando a conscientizar e mobilizar as pessoas de nossas redes sociais para a prevenção da influenza A (H1N1), principalmente na fronteira acreana e demais estados brasileiros.
Faça a sua parte e SAÚDE a tod@s!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e sugestões para maior interatividade no blog.