quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Novas Fotos do Encontro E-Tec - Brasilia - Agosto 2009

Socializo outras fotos do encontro E-Tec com a rede!

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Tecendo a Manhã...



O Sucesso do esforço integrado depende da participação ativa do componente mais importante: VOCÊ!!!

E para tecer o grande mutirão dessa rede solidária, um coletivo que trans
forme, recrie e dê novos re-significados, o mais importante é que você se envolva, comprometa-se e exerça seu poder de comunicação em rede!

O poeta João Cabral de Melo Neto expressa essa percepção integradora na sua arte, quando escreveu:

"Um galo sozinho não tece uma manhã: ele precisará sempre de outros galos. De um que apanhe esse grito que ele e o lance a outro; de um outro galo que apanhe o grito de um galo antes e o lance a outro; e de outros galos que com muitos outros galos que com muitos outros galos se cruzem os fios de sol de seus gritos de galo, para que a manhã, desde uma teia tênue, se vá tecendo, entre todos os galos (...)"

Tenham tod@s, uma semana maravilhosa!!!

Formação de Professores para Docência On-Line no E-Tec Brasil/MEC







Fotos: Fachada da ETB - Escola Técnica de Brasília; Auditório antes do início das atividades e a equipe do Acre: Professor Albino Torres - Professor Conteudista EAD, a nossa Coordenadora Estadual do E-Tec Brasil e Gerente de Projetos-Inclusão Social do Instituto Dom Moacyr, Mara Lima e claro, este blogueiro aprendiz, muito feliz pela oportunidade profissional!

Participamos no início do mês em BSB de uma formação presencial de professores para docência on-line na ETB - Escola Técnica de Brasília uma realização do E-Tec Brasil-MEC que continuará virtualmente por 3 meses, interagindo com todo o Brasil na formação e ofertas de cursos técnicos à distância para o Acre, através de polos regionais estratégicos.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

O Post da Independência do Blog


Então...

Depois de exatamente 2 meses de imersão Espiritual, Pessoal, Profissional, enfim uma avaliação 360 graus de minhas relações com foco em resultados, produtos entregues com qualidade diferenciada, personalizada para o meu, o nosso cliente que é VOCÊ, virtual e de bem com a vida, tanto quanto eu, um eterno aprendiz de Cristo!

O retorno ao blog é o primeiro passo para socializar a minha própria vivência em uma teia de relações com foco na solidariedade de que um outro mundo é possível COM e A PARTIR de você!!!

Acesse o nosso acervo exclusivo para você! Envie sugestões de novos títulos e necessidades!!!

Até mais...divulgue e interaja aqui nesse cantinho da amazônia...

segunda-feira, 6 de julho de 2009

O Ensino que Cresce e faz Crescer

Transcrevo uma matéria do Jornal Página 20 do início desse ano, que traduz o diferencial qualitativo da educação profissionalizante no Acre, desenvolvida pelo Instituto Dom Moacyr.

Caderno ESPECIAL O ensino que cresce e faz crescer

Sistema de educação técnica evolui como núcleo de talentos e de formação empreendedora
Comunidades Indígenas se capacitam em Cooperativismo!
Mediadores do CEFLORA

Esse mediador, aprendiz de blogueiro com um grupo de educand@s

Educandos do CEFLORA

Educanda Rosângela do curso Técnico em Gestão de Negócios

Sistema de educação técnica evolui como núcleo de talentos e de formação empreendedora.

O sistema de educação profissionalizante do Acre é mais que um mero capacitador de pessoas, mas um laboratório e um centro de difusão de talentos das mais diversas áreas do conhecimento. Os números do Educacenso, a pesquisa de matrículas realizada anualmente pelo Ministério da Educação, refletem de modo cristalino o quanto a educação profissional vem se fortalecendo: em 2008, o crescimento das matrículas nas várias modalidades desse ensino foi de 107%, a maior do país. O Acre saltou de 859 matrículas em 2007 para 1.784 novas inscrições em 2008.

A oferta de cursos é vasta e o Instituto Dom Moacyr, responsável pela educação profissional, mantém a trajetória de crescimento. Uma das principais novidades para 2009, por exemplo, é a inclusão de 23 escolas da rede pública no ensino profissional. Os alunos estudam o ensino médio e ainda obtêm especialização técnica em determinada área.

O Instituto Dom Moacyr está implantando 13 núcleos de educação à distância na capital e municípios. O objetivo é atender 25 mil alunos até 2010. Atualmente, 8.086 estudantes cursam o ensino profissional. Em 2007 eram 3.934.

A estrutura do Dom Moacyr é composta pela Escola Técnica em Saúde Maria Moreira Rocha, Escola da Floresta e Escola de Comunicação Campos Pereira, além do Ceflora, em Cruzeiro do Sul. Três novas unidades estão sendo construídas em Plácido de Castro, Brasiléia e Feijó. Os investimentos são resultado da parceria entre o governo federal e o governo do Acre.

É no empreendedorismo que se pode observar a melhor expressão do conceito gerado nos últimos anos pelo Instituto Dom Moacyr, a autarquia responsável pela gerência da educação técnica. Casos como de Rosângela Alves e Abel Mendes, ambos pequenos comerciantes em Rio Branco que há quatro meses frequentam o curso técnico de Gestão de Negócios no Centro de Educação Profissionalizante (CEP) Campos Pereira, no bairro José Augusto, são emblemáticos no aperfeiçoamento da força empreendedora.

Rosângela (Rô, como se apresenta ao indicar quem o potencial cliente deve procurar em seu estabelecimento) mantém uma loja de CDs, Bíblias e outros produtos evangélicos no Supermercado Araújo da Via Chico Mendes. Não fosse o curso de Gestão de Negócios, o planejamento e a definição de metas seriam ainda problemas para ela, que descobriu, no andamento das aulas, o valor das parcerias. “Tive vários parceiros para iniciar meu negócio. O dono do Araújo me deu dois meses de aluguel, meu ex-patrão me ajudou mas só fui saber o quanto valem essas parcerias fazendo o curso”, relata a aluna comerciante.

O Gestão de Negócios vem abrindo as portas do planejamento para execução de metas. “Tem de ser no curto e médio prazos, porque no longo, o risco é muito maior”, disse Abel Mendes, dono da Papelaria Popular, nas proximidades do Mercado da Sobral. Os alunos conseguem, por exemplo, elaborar planilhas muito mais eficientes que o simples - porém, velho e bom - caderninho de anotações.

Além de colegas no Centro, os dois têm em comum a valorização da capacitação profissional. “As pessoas têm de se capacitar. Senão, ficam para trás”, dizem os futuros gestores. Atualmente cada um gera pelo menos dois empregos em suas lojas, além de manter a si mesmos.

Ceflora indo cada vez mais longe
A educação profissionalizante vai cada vez mais longe para atender o maior número de acreanos. Em 2009, por exemplo, o Ceflora, de Cruzeiro do Sul, irá receber um barco equipado com notebooks e demais equipamentos para ministrar cursos às comunidades que vivem ao longo do Rio Juruá e seus afluentes.

Descendente direta dos índios kontanawa, Moísa Nogueira da Costa aprendeu informática no Centro de Formação e Tecnologias da Floresta (Ceflora), em Cruzeiro do Sul, e sonha em voltar à aldeia Sete Estrelas, no Rio Tejo, onda moram seus pais, avós e demais familiares. Ali, pretende participar do projeto que vem levando o ensino profissional às comunidades indígenas e ribeirinhas. “Quero muito poder levar um pouco de meus conhecimentos para minha comunidade”, disse ela, que já foi professora do ensino regular em Sete Estrelas.

Além de tudo, o Ceflora está comprando um barco-escola para facilitar o trabalho dos mediadores e alunos nas comunidades mais remotas do Juruá.

O projeto de criação do Ceflora foi construído pela sociedade civil do Vale do Juruá a partir do seminário “A Universidade do Século 21 na Floresta do Alto Juruá”, evento que foi articulado pelo deputado federal Henrique Afonso e contou com a participação de mais de 85 organizações governamentais e não-governamentais dos municípios da região, de instituições de ensino e pesquisa de todo o Estado do Acre, de outros Estados do Brasil e também do exterior.

A partir das propostas desse evento foi construída a plataforma do projeto “Universidade da Floresta”, que, com o apoio da então ministra Marina Silva, foi implementado como política pública pelo governo federal, por meio da portaria interministerial 132, de maio de 2005. Essa portaria criou o Grupo de Trabalho Interministerial “Universidade da Floresta”, coordenado pelos Ministérios do Meio Ambiente (MMA), da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Educação (MEC) e constituído por representantes dos mais diversos segmentos sociais.

O projeto Universidade da Floresta resultou na expansão do campus da Universidade Federal do Acre (Ufac) em Cruzeiro do Sul e na implantação, pelo governo do Estado, de um centro de referência em educação profissional, ambos referenciados pelas diretrizes maiores da valorização do conhecimento tradicional e da biodiversidade regional.

O Ceflora iniciou suas atividades no dia 15 de novembro de 2005. Em 2007, foram desenvolvidos cursos em novas áreas e mantida a oferta nas áreas profissionais já existentes. Nesse período foram realizadas as primeiras turmas dos cursos de Adubação Verde, Horticultura Orgânica, Montagem e Manutenção de Computadores, Fabricação de Farinha Carimã, Madeira e Móveis e Comercialização de Artesanato Indígena.

No total, foram formadas 969 pessoas no ano de 2007, com uma abrangência geográfica significativamente maior, incluindo também 19 comunidades do Parque Nacional da Serra do Divisor e comunidades indígenas.

Transcorridos mais de três anos de sua inauguração, o Ceflora já formou 335 turmas e ofertou 5.610 vagas à comunidade na região do Juruá/ Tarauacá/Envira nas mais diversas áreas profissionais. Neste ano de 2009 entra em funcionamento a nova sede do Ceflora com uma área construída de aproximadamente 1.700 metros quadrados. “Os investimentos do governo do Estado são muito consideráveis e chegam a R$ 1.219.084,06 no novo Ceflora”, disse Raimundo Evilásio, coordenador da unidade em Cruzeiro do Sul. Para aquisição de móveis e equipamentos, o Estado está aplicando cerca de R$ 250 mil.

“Nunca vi nada igual”
Ela é um exemplo do trabalho dos mediadores do Instituto Dom Moacyr espalhados pelo Acre. Belit Lemos tem apenas 20 anos de idade e mora há oito meses em Cruzeiro do Sul. O marido, militar do Exército, foi transferido de Humaitá (AM) para o Acre e ela, especializada em informática, tomou conhecimento do projeto do Ceflora e acabou sendo contratada como mediadora do curso aplicado a soldados do 61º Batalhão de Infantaria de Selva. Belit se formou em Manaus mas diz não ter visto nenhuma organização ou instituição, governamental ou privada, envolver-se de modo tão contundente na formação técnica das pessoas quanto o Instituto Dom Moacyr. “Manaus é uma cidade muito avançada, mas lá não se vê esse trabalho. Nunca vi nada igual”, afirmou.

Um de seus alunos é o soldado João Cláudio, cujo objetivo é aprofundar os conhecimentos no sistema operacional Linux. “Fiz o curso básico e agora quero aprofundar-me em Linux”, disse, avaliando como boa a qualidade do curso oferecido.

Reportagem: Edmilson Ferreira - Fotos de Gleilson Miranda.

domingo, 5 de julho de 2009

A Leitura do mundo precede a leitura da palavra


Paulo Freire, Educador brasileiro, afirma que a leitura do mundo precede a leitura da palavra. Antes de ler a palavra, a pessoa lê o mundo através de gestos, olhares, expressões faciais, do cheiro, do tato, do olfato.

Como qualquer leitura é uma produção de sentido, as crianças e adultos procuram criar sentidos para o mundo que os rodeiam.

Através desta "leitura do mundo", principalmente as crianças, começam a perceber as relações espaciais existentes, as relações de afeto, observam que cada coisa ocupa um lugar e tem um nome, manifestam preferência e rejeições...

É no contato com "outro", e com o "mundo" que a criança constrói símbolos, inicialmente muito singulares e próprios até chegarem a se construir em significados compartilhados socialmente. Não é diferente quando se tornam pessoas adultas.

Neste sentido, antes de ler a palavra, a pessoa já vivenciou diversas leituras do mundo.

sábado, 4 de julho de 2009

Gripe Suína 2 - Deu no Jornal da Gazeta em Manchete

Deu no Jornal Gazeta em Manchete sobre a gripe suína no Acre. Assistam a entrevista do Secretário Estadual de Saúde, Dr.Osvaldo Leal.

No áudio do repórter, ele afirma que todos PARECIAM se proteger do inimigo invisível...E pareciam mesmo...

As imagens comprovam que funcionários do Hospital de Base, ainda não sabem usar corretamente a máscara protetora.

O uso correto é proteger as vias respiratórias (boca e nariz) ao mesmo tempo.

As máscaras diminuem a possibilidade de você respirar pequenas gotas que são expelidas pela pessoa infectada pelo vírus da gripe suína no momento da tosse, espirro ou quando estão falando.

Profissionais da área de saúde devem usar um tipo de máscara chamada de Máscara N95 de proteção.

A N95 é usada em hospitais por profissionais que tratam de pessoas com doenças contagiosas como a tuberculose. Desta forma este é o melhor tipo de máscara para proteção contra a gripe suína.

Gripe Suína




Ministério da Saúde anuncia novas recomendações para conter a gripe


Mudanças visam a garantir atendimento ágil a pacientes com quadros mais graves. Casos leves, que são 99,6% do total, devem procurar os postos de saúde da própria comunidade onde mora.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou nesta sexta-feira (3) novas recomendações a serem seguidas pelos profissionais de saúde e pela população em relação à Influenza A (H1N1).

As mudanças têm como objetivo principal garantir atendimento ágil a pacientes com quadro grave nos hospitais de referência e evitar mortes.

O ministro voltou a lembrar que 99,6% das pessoas que contraem a nova gripe têm quadro leve e se recuperam rapidamente. A taxa de letalidade dessa doença hoje, no mundo, é de 0,4% — a mesma da gripe sazonal.

Ele ressaltou que, até o momento, não há evidências de circulação do vírus no país, uma vez que todos os casos foram infectados no exterior ou de pessoas próximas a elas.

Outra mudança anunciada nesta sexta-feira é que, a partir de agora, só serão submetidas a exames laboratoriais para diagnóstico da H1N1 pessoas vulneráveis e casos graves. Também serão testadas amostras em casos de surtos localizados.

No primeiro caso confirmado no Acre, tratá-se de uma mulher que estava na Bolívia, portanto as fronteiras BOLPEBRA devem ser reforçadas pelos governos vizinhos.

Acesse o site do MS - www.portal.saude.gov.br para saber das estrágias no combate

Quantos a nós, vamos fazer a nossa parte ajudando a conscientizar e mobilizar as pessoas de nossas redes sociais para a prevenção da influenza A (H1N1), principalmente na fronteira acreana e demais estados brasileiros.

Faça a sua parte e SAÚDE a tod@s!

quinta-feira, 2 de julho de 2009

O Perfil do Trabalhador do Século XXI



A UNESCO apresenta em seu último relatórios, o Perfil desejado para os Trabalhadores deste início de Século XXI.

E Você? Suas Competências e habilidades estão contempladas neste NOVO perfil???

O mundo de hoje necessita MAIS de pessoas criativas, autônomas e flexíveis do que de especialistas superinformados.

Analisando profundamente as mudanças decorrentes da globalização, bem como os avanços tecnológicos que ela produz nas profissões, a UNESCO referendou as principais características do trabalhador do século XXI.

Um novo Século, uma nova Educação Os Quatro Pilares da Educação, do Relatório Jacques Delors da UNESCO.

Os Quatro Pilares da Educação para este novo século, pesquisados pela UNESCO, nos levam a uma reflexão sobre a necessidade de trabalharmos valores e competências no aluno, para que ele aprenda durante toda a vida e não somente na escola.

Veja o resumo de cada um:

APRENDER A SER

É a busca do desenvolvimento integral da pessoa (auto-estima, autodeterminação, auto-realização e sensibilidade pessoal), da espiritualidade, do pensamento crítico e da imaginação criadora.

APRENDER A CONVIVER

Envolve a descoberta e o encontro do outro, com a devida compreensão e respeito a seus valores, à sua cultura, desenvolvendo a percepção da interdependência, da não-violência, da capacidade de administrar conflitos e da valorização do próximo.

APRENDER A APRENDER

É o despertar do prazer de conhecer, compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento, de ter curiosidade. É condição para ser desenvolvida sempre, ao longo de toda a vida, a fim de compreender o mundo, a sociedade e o movimento das idéias.

APRENDER A FAZER


É o desenvolvimento de competências e habilidades que levem à aplicação da tecnologia na vida moderna, sem esquecer de atentar para as relações interpessoais, para o trabalho em equipe, levando ao desenvolvimento das novas lógicas e da criatividade.


Enfim, é a busca do desenvolvimento integral da pessoa (auto-estima, autodeterminação, auto-realização e sensibilidade pessoal), da espiritualidade, do pensamento crítico e da imaginação criadora.

Envolve a descoberta e o encontro do outro, com a devida compreensão e respeito a seus valores, à sua cultura, desenvolvendo a percepção da interdependência, da não-violência, da capacidade de administrar conflitos e da valorização do próximo.

É o despertar do prazer de conhecer, compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento, de ter curiosidade. É condição para ser desenvolvida sempre, ao longo de toda a vida, a fim de compreender o mundo, a sociedade e o movimento das idéias.

É o desenvolvimento de competências e habilidades que levem à aplicação da tecnologia na vida moderna, sem esquecer de atentar para as relações interpessoais, para o trabalho em equipe, levando ao desenvolvimento das novas lógicas e da criatividade.

Tá na hora de Você repensar o seu C.H.A - Conhecimentos, Habilidades e Atitudes!!!

Fonte-Imagem e texto:www.cnotinfor.com.br

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Empresas Simuladas :)


A Real Palmitu's foi muito prestigiada por sua ação de marketing criativo!


Os executivos da Móveis Ferracin vieram vestidos, à caráter de preto, criando uma atmosfera clássica empresarial ao seu show-room e box-expositor. Parabéns pela elegância e diferencial qualitativo ao evento!




Na foto, empreendedoras das empresas simuladas Couro & Cia e Tropicale!

Elas tem Conhecimentos, Habilidades e muita ATITUDE :)


No segundo plano da foto, o Coordenador de Informática Marcelo e a Patrícia, Coordenadora Administrativa, que não mediram esforços para o pleno sucesso das feiras!

Obrigado pela força à tod@s educand@s na realização do evento! OBRIGADO!!!

Sucesso Total!!!

"Não devemos esquecer de dizer: Graças à Deus"!!!

Imagens das Feiras "Empresas Simuladas" e "Empreender para Prosperar"



O Diretor-Presidente do Instituto Dom Moacyr, Iraílton Lima com a Coodenadora Geral do CEP Campos Pereira, Bárbara Brito e Educand@s-empreendedor@s do curso de Manutenção de Computadores!!!


A Equipe da Coordenação Pedagógica, Aurinete Brasil e Socorro Neves com os Mediadores Gitana Araújo e esse aprendiz de blogueiro, Dinho da Silva.

"É tempo de inovar, de recriar e crescer, de trabalho unido, tempo de confiança e parceria, de autodesenvolvimento e de contínuo aperfeiçoamento...

Tempo de pessoas especiais"!!!

Imagens das Feiras "Empresas Simuladas" e "Empreender para Prosperar"



Na foto, a Empreendedora Denise Borges, proprietária da rede de restaurantes Pão de Queijo, que fechou negócios com as empresas expositoras, após ouvir as explicações sobre a metodologia inovadora e ações do IDEP com educação profissionalzante para o mercado de trabalho, disponibilizando mão-de-obra qualificada para as competências multifuncionais e visão empreendedora!

Primeiras Imagens das Feiras "Empresas Simuladas" e "Empreender para Prosperar"



Parte da Equipe de colaborador@s da Empresa Simulada Real Palmitu's, que destacou-se pelo conjunto de inovações em marketing e vendas sustentáveis; Ao centro, o Diretor Presidente do Instituto Dom Moacyr, Iraílton Lima e na ponta, a Coodernadora Pedagógica do CEP Serviços Campos Pereira, Aurinete Brasil.

Superamos as expectativas previstas em resultados de novas receitas, redes de contatos, interatividade com a comunidade convidada, enfim, EU JÁ SABIA que seria um SUCESSO TOTAL:)

IMAGEM DO DIA




Deliciem-se com a vista do Parque da Maternidade, clicada na bela manhã de Sexta-feira, dia 26,da varanda do prédio que moro. Hoje é o dia D da realização das Feiras de Empresas Simuladas do Curso Técnico em Gestão de Negócios do Instituto Dom Moacyr/CEP Serviços Campos Pereira com parceria exitosa com o Cesbrasil/Sebrae Minas e a Feira Empreender para Prosperar da turma do Curso Técnico em Manutenção de Computadores, outra parceria com o Sebrae Acre, onde os protagonistas são os próprios educand@s com suas estratégias criativas,com espírito de cooperação dos saberes SER, CONVIVER E FAZER na prática consolidada de vivências positivas.

Vamos lá pra VER o que SERÁ!!!

Mayday




A enciclopédia livre - WilkipédiA, traduz melhor o significado da expressão "Mayday".

Mayday é a chamada radiotelefônica de emergência ou socorro, versão anglicizada do francês m'aidez, "ajude-me". Utilizada principalmente nas navegações marítimas e aeronáuticas, faz parte do Código internacional de sinais e do Código Fonético Internacional.

Obtive essa informação em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Mayday"

Então...

Há mais de uma semana que não consigo postar nada, pois meu acesso é bloqueado pelo internet explorer com a mensagem: "operação anulada ou cancelada"

Peço ajuda aos blogueiros de plantão. Descobri através do Dr. Google que posso usar o navegador alternativo Mozilla firefox e acessar a minha conta no Blogger, e cá estou eu GRITANDO: Mayday - Mayday - Mayday...

O que fazer?

Há, Também já excluí o Googlefriends...melhorou, mas não resolveu.

Imagem emprestada de um excelente blog de Portugal chamado www.jumento.blogspot.com
Esse eu indico!

Fraternal abraço à tod@s :)

domingo, 21 de junho de 2009

O Arco e a Flecha, um Poema sobre Ecologia Social!

O poema "O Arco e a Flecha" de autoria de nossa Senadora Marina Silva foi declamado por ela durante o Fórum Social Mundial 2009 em Belém/PA, conforme você pode assitir no vídeo, sendo aplaudida pelos presentes!


ARCO E FLECHA

Do arco que empurra a flecha, quero a força que a dispara.
Da flecha que penetra o alvo, quero a mira que o acerta.
Do alvo mirado, quero o que o faz desejado.
Do desejo que busca o alvo, quero o amor por razão.
Sendo assim não terei arma, só assim não farei a guerra.
E assim fará sentido meu passar por esta terra.
Sou o arco, sou a flecha, sou todo em metades, sou as partes que se mesclam nos propósitos e nas vontades.
Sou o arco por primeiro, sou a flecha por segundo, sou a flecha por primeiro, sou o arco por segundo.
Buscai o melhor de mim e terás o melhor de mim. Darei o melhor de mim,
Onde precisar o mundo.



Essa é a nossa Marina. Essa é a marina de um outro mundo possível!

Tenhamos tod@s nós, uma semana maravilhosa de muita saúde e prosperidade! Esse é o meu desejo e a minha oração:)

sábado, 20 de junho de 2009

Pisando em ovos...



Quando decidi reciclar o blog "outra amazonia possível" e lançar meu blog pessoal, pensei inicialmente no desafio de interagir mais e melhor com a minha rede de educand@s e um seleto grupo de pessoas de minha rede para divulgá-lo e interagir sobre diferentes conhecimentos.

Na prática percebo as limitações tecnológicas, pois utilizo uma versão grátis, sem domínio próprio, Além de que tudo na blogosfera é novidade pra esse eterno aprendiz.

A linguagem de formatação HTML é utilizada para criar arquivos que podem ser visualizados na World Wide Web, um dos serviços mais populares da Internet e por correio eletrônico, pois o HTML permite a criação de documentos que podem ser lidos em qualquer tipo de computador e transmitidos pela Internet até por correio eletrônico.

Essa liguagem permite fazer ligações entre arquivos, os links, as quais possibilitam a navegação virtual, ou seja, possibilita que ao clicar em link se passe para outro arquivo, o qual, evidentemente, pode ter qualquer natureza: texto, imagem , som, vídeo.

A sigla HTML vem do inglês: Hiper Text Mark-up Language, e pode ser traduzida por Linguagem de Marcação de Hiper Texto.

Aqui é importante lembrar que hipertexto denomina documentos que podem conter todo o tipo de informação: textos, fotos, animações, trechos de vídeo e sons e programas, além dos links, as ligações para outros arquivos.

A linguagem é descritiva e foi criada para ser lida em qualquer computador que tenha instalado um programa navegador (em inglês: browser) como Mozilla suíte, Firefox, Netscape, Internet explorer, Opera, Safari, Planet, entre outros).

Uma das principais características do HTML se reflete no fato de se um programa navegador não "entender" um determinado comando, este é ignorado e não é apresentado, não originando mensagem de erro e afetando minimamente o restante do documento.

Entretanto, como o HTML é uma linguagem descritiva, de formatação, nem sempre diferentes navegadores exibem a mesma apresentação em cada página. Ou seja, os detalhes codificados no HTML podem ser suficientes para um deles mas não suficientes para outro.

Assim, cada navegador poderá interpretar os dados de uma forma um pouco diferente. Portanto,os e-mails que tenho recebido das pessoas que não conseguem acessar o blog,pois o sistema não aceita determindados provedores, postar comentários ou simplemente acessar os links na tela, deixo um recado importante:

Estou pisando em ovos ao encarar o desafio de interagir em rede VIRTUAL com eficiência e eficácia com tod@s vocês, reconhecendo que as nossas limitações são frutos comuns a nós e que vou aproveitar esse FDS e estudar um pouco mais sobre as novas possibilidades que se abrem, além de pedir ajuda aos blogueiros de plantão, objetivando assim, corrigir essas falhas, avançar e aí sim, divulgar o blog para tod@s da rede.



Forte abraço e tenham um maravilhoso FDS :)

quinta-feira, 18 de junho de 2009

O Bixo Homem



O Bicho

Um Poema de Manuel Bandeira para Você refletir e agir...

Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem.


Acabar com a fome de pão e saciar a sede de beleza são inseparáveis para quem aspira um mundo justo e humano e quer construir valores diferentes do consumismo, da competição, da busca desenfreada do lucro e do individualismo capitalista.

Hoje saciar a sede de beleza compreende e inclui os cuidados com o meio ambiente e a preservação da natureza, a compreensão de que todos e todas são iguais e diferentes ao mesmo tempo, que todos e todas, sem exceção, têm direitos e merecem oportunidades, todos e todas podem conviver em harmonia, que a solidariedade irrestrita é marca do ser humano, que a justiça é o nome da paz.

Que essa provocação ajude a alimentar a consciência coletiva de nossas redes sociais da necessidade urgente de repartir o pão e toquem os corações dos seres humanos para a beleza da vida e do amor.Afinal, Você tem fome de quê?


Imagem – Fonte: bibliotecarius.blogspot.com/2007/04/o-bicho.html

terça-feira, 16 de junho de 2009

Um Eterno Amor Para Recordar





Navegando hoje pelo blog do Professor Accioly, a emoção tomou conta de mim, por conta da linda e maravilhosa história de amor de um casal de nossa Tarauacá.

A Gestora pública Luzivana Marinho (in memorian) e o Professor Miller, protagonizam uma eterna história de amor, com a forte presença de Deus em seus testemunhos que nos provocam a rever nossos conceitos de FÉ e AMOR :)

Acesse o blog do Accioly no link: http://acciolytk.blogspot.com/ e naturamente o blog Caminhos e Veredas (www.caminhoseveredastk.blogspot.com) e constatem o grande amor de um casal em Cristo:)

Uma idéia na cabeça e um plano na Mão!


Uma Idéia na Cabeça e um Plano de Negócios na mão!

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Santander de Empreendedorismo 2009
5ª edição do Prêmio Santander de Empreendedorismo.

As inscrições para a 5ª edição do Prêmio Santander de Empreendedorismo, realizado pelo Santander Universidades com desenvolvimento e gestão do Universia Brasil, até o dia 23 de Agosto de 2009.

Alunos de graduação e pós-graduação podem participar. Para concorrer, é necessário elaborar um plano de negócios para uma das quatro categorias (Indústria; Cultura e Educação; Tecnologia da Informação e Comunicação; e Biotecnologia), que será analisado por critérios como objetivos gerais e específicos, viabilidade financeira e de infra-estrutura, indicadores dos resultados, potencial para a geração de riqueza, entre outros.

O prêmio é de R$ 50 mil para cada categoria, totalizando R$ 400 mil em prêmios.

Inscrições e mais informações sobre o Prêmio: www.universia.com.br/premiosantander.

Participem e aflorem as suas características de comportamentos empreendedores na prática, e caso necessitem de um orientador, sou voluntário!

segunda-feira, 15 de junho de 2009

A sabedoria começa na reflexão...

"Se eu pudesse deixar algum presente à você,
daria além do pão, o trabalho.

Além do trabalho, a ação.

E, quando tudo mais faltasse, um segredo: o de buscar no interior de si mesmo resposta e a força para encontrar a saída..." (Gandhi)

domingo, 14 de junho de 2009

A Última Entrevista de Paulo Freire

Essa é a parte final da entrevista histórica com o Msc Paulo Freire que nos provoca a refletir e agir na passagem por esse mundo, a sermos mais amorosos, justos e solidários com as marchas de nossa gente excluída. Essa entrevista foi em Abril de 1997, pouco antes de sua morte que não foi em vão, pois somos as próprias sementes e frutos a espalhar-se nas bases sociais do Brasil.

E vc, qual será a sua leitura e interpretação do mundo, após assitir esse vídeo? Socialize a sua resposta, pois vc é protagonista de uma nova história.

A Última Entrevista de Paulo Freire!

Quando falamos em educação popular, autonomia e libertação do ser, a expressão mais forte desse movimento contínuo e construtivo pela mobilização cidadã chama-se Paulo Freire!

É o que penso e defendo democraticamente, sem recuar, sem cair e sem temer.

Acessem a sua última entrevista com 2 vídeos que apresento a tod@s que fazem acontecer no chão de sala de aula, movimentos sociais e rurais da AL.



Minha homenagem aos sem-terra do Brasil.

Vc já ouviu La Negra, Mercedes Sosa?

Vale a pena conhecer a sua discografia e militancia social e política!

Socializo com vcs uma canção dela que marca minha breve existência, homenageando as marchas de famílias dos sem-terras, dos povos excluídos, expressão mais forte da vida política-social de meu injusto País :)

Solo le pido a Dios
Que el dolor no me sea indiferente,
Que la reseca Muerta no me encuentre
Vacia y sola sin haber hecho lo suficiente.

Solo le pido a Dios
Que lo injusto no me sea indiferente,
Que no me abofeteen la otra mejilla
Después que una garra me araño esta suerte.

Solo le pido a Dios
Que la guerra no me sea indiferente,

Es un monstruo grande y pisa fuerte
Toda la pobre inocencia de la gente.



Solo le pido a Dios
Que el engaño no me sea indiferente
Si un traidor puede mas que unos cuantos,
Que esos cuantos no lo olviden facilmente.

Solo le pido a Dios
Que el futuro no me sea indiferente,
Desahuciado esta el que tiene que marchar
A vivir una cultura diferente.

Tradução...

"Só peço a Deus
Que a dor não me seja indiferente
Que a ressequida morte não me encontre
Vacia e só sem ter feito o suficiente

Só peço a Deus
Que o injusto no me seja indiferente
Que não me esbofeteiem a outra bochecha
Depois que uma garra me aranhou esta sorte

Só peço a Deus
Que a guerra não me seja indiferente
É um grande monstro e pisa forte
Toda a pobre inocência do povo

Só peço a Deus
Que o engano não me seja indiferente
Se um traidor pode mais que alguns
Que esses alguns não o esqueçam facilmente

Só peço a Deus
Que o futuro não me seja indiferente
Despejado está o que tem que caminhar
A viver uma cultura diferente"


O Cara!!!

Particularmente, Niemeyer é o CARA :)

Vejam a parte 2 dessa histórica entrevista com Oscar Niemeyer!

Curso Técnico X Faculdade?

Vejam o que afirma o Consultor Max Gehringer sobre Cursos Técnicos X Faculdade!

E vc, já fez as suas escolhas?

Oportunidade: Em breve, o Instituto Dom Moacyr (www.idep.ac.gov.br)realizará o curso técnico em logística!

Vejam a bárbarie comunitária que o nosso famigerado INCRA promove em plena região amazônica e especificamente no Acre (BR) no blog Raízes e Tronqueiras.

Copie e cole o link em seu navegador:

http://batista65.blogspot.com/2009/06/300-familias-de-sem-terra-estao.html

Eu Preciso Muito de VOCÊ!!!

Relaxem e tenham tod@s uma excelente viagem até a base dos ciclos de aprendizagens vivenciais com meus trabalhos em educação popular profissionalizante...

sábado, 13 de junho de 2009

Enfim, um blog provocativo...

Olá! Enfim, resolvi ativar meu blog pessoal por livre e espontânea pressão de tant@s pessoas que cobravam um blog como espaço e ponto de encontro de educand@s com interesse em ampliar a sua leitura dos temas geradores em sala de aula ou melhor, laboratório, fruto de minhas ações formativas com metodologias freireanas, ativas e provocadoras que fazem a diferença na internalização e leitura do mundo.

Daí, escolhi alguns vídeos que dizem tudo isso vc.

Socialize com a sua rede de amig@s!

Forte abraço,
">